Vento Norte Paragliders

05.08.2015 | Decolagem, voo e pouso - Ilha do Mel

 
DECOLAGEM
 
Com os quadrantes de vento sul, sudeste e nordeste, a decolagem é relativamente fácil. No local há um fio de luz encapado, o que garante que mesmo em caso de erro na saída, quando o velame encosta no fio, não se leve choque. 
 
POUSO
 
O pouso da decolagem Sul é enorme, o que torna muito difícil errar! 
 
O maior cuidado que o piloto deve ter é em frente à Praça de Alimentação. Procure sempre pousar na areia, evitando a restinga que acompanha toda a Praia de Fora por algumas razões: 
 
- Trata-se de uma área de conservação fiscalizada por funcionários do IAP. Pousar ou dobrar equipamento nessa área pode gerar multa para o piloto ou apreensão do equipamento, conforme lei ambiental.
- A restinga possui grandes áreas alagadas e fundas, podendo passar do tornozelo em alguns pontos. Um pouso ali poderá lhe render escorregões ou até mesmo memorável tombo, que além de molhar e danificar seus equipamentos, poderá lhe causar alguma torção. 
- Algumas espécies de animais fazem seus ninhos na restinga.
 
Já o pouso Nordeste exige um pouco mais de astúcia e experiência quando a maré está alta (a fim de evitar arborizar). Em maré baixa, segue o mesmo padrão do pouso sul.
 
Dica: Normalmente o vento na Ilha do Mel entra após às 13h, o que permite a você e seus amigos aproveitar a parte da manhã para passear pela Ilha.
 
Confira as fotos abaixo!
 
Para retornar ao menu Ilha do Mel clique aqui e confira mais detalhes sobre os voos por lá.

Veja mais: