Vento Norte Paragliders

03.07.2015 | Sobre a Ilha do Mel

 
 
Vai voar na Ilha? Convide seus familiares e amigos!
 
O local dispõe de excelentes opções de entretenimento, lazer e descanso, confira algumas delas:
 
Gruta de Encantadas 
É considerada o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada. O nome da Gruta remete a uma antiga lenda a cerca de lindas sereias se abrigavam no local, empurradas pelas ondas.
 
Morro da Cruz (também chamado de Ponta da Nha Pina) 
No alto do Morro há uma cruz e uma capela erguida em homenagem a São Francisco de Assis. Seu cume proporciona uma belíssima panorâmica da Praia do Miguel.
 
Canal da Galheta
Ponto de observação dos navios que por ali passam. O Canal também é a passagem de baleias e alguns peixes.
 
Farol de Encantadas
Para se chegar ao Farol, deve-se tomar uma trilha de difícil localização (entre o mar, árvores, raízes e pedras), ela se inicia em uma subida, seguida de uma decida até a pequena praia de um pescador e criador de ostras. Uma nova subida, e chega-se ao Farol. Esta segunda parte de trilha apresenta pouquíssima luz em virtude da mata densa. Há pouca referência em livros sobre essa trilha, embora ela leve ao lugar mais belo para apreciar o pôr-do-sol (não esqueça sua câmera fotográfica!). A caminhada é leve e fácil, leva-se de 20 a 30 minutos. 
 
Há também caminhadas mais pesadas, localizadas em Nova Brasília. 
 
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Erguida com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras, o corredor é conhecido como “Labirinto dos Canhões”. Há também um mirante, com uma incrível vista panorâmica. Já no outro morro, em seu topo, temos o Farol das Conchas, visto de praticamente todos os pontos da Ilha. 
 
Passa-Passa
Nome dado pelos locais, é a parte mais estreita da Ilha do Mel. O local sofre um processo de erosão desde 1930, porém atualmente a água já não atravessa mais de um lado ao outro (último evento foi registrado em 1995). A largura atual é de 30 metros e somente nas grandes ressacas a água chega a atravessar de um lado a outro.
 
Além dos pontos turísticos, há ainda outras atrações:
-  Locação de bicicletas;
- Passeios de barcos até as diversas as Ilhas da região;
- Aulas de surf (ministradas pelo Maninho);
- Observação de aves e outros animais.  Na Ilha é possível avistar diversas espécies de aves, lagartos e cobras (em sua grande maioria inofensivas, atacam somente quando ameaçadas).
 
A VIDA NOTURNA (ENCANTADAS)
 
Forró na Praça de Alimentação
Aqui você descobre o verdadeiro significado da palavra caiçara e entende o que é a cultura forró-pé-de-serra. Acontece todos os finais de semana durante todo o ano na Praça de Alimentação, na Praia de Fora.
 
Toca Raul
O pub tem o ambiente alternativo: divertido e despojado. À meia luz, nos é possível ver imagens de Raul Seixas, Janis Joplin e entre outros. Há também um violão que pode ser utilizado pelos próprios clientes. O proprietário Ernani ficou famoso não apenas por lembrar Raul Seixas, mas também porque desenvolveu uma bebida à base de vodca, a MELEKA. A fama dessa bebida pode ser constatada em uma matéria da Gazeta do Povo.
 
Casa da Lua
É um local extremamente criativo, cenográfico e envolvido por misticismo. A proprietária Cris transformou o lixo deixado pelos turistas em decoração para o seu espaço, seja dentro da sua própria casa, da pousada ou do bar. Este fato por si só já faz da Casa da Lua um lugar interessante de se visitar, durante o dia ou à noite. Ainda há o fato de a proprietária, por alguma razão desconhecida, ter a fama de ser uma bruxa de mil anos.
 
Vai para a Ilha do Mel? Relaxa... que a Ilha é roots!
 
Para retornar ao menu Ilha do Mel clique aqui e confira mais detalhes sobre os voos por lá.

Veja mais: