Vento Norte Paragliders

25.01.2017 | Sobre Coragem e Prudência

Como vocês são corajosos! Vocês não tem medo?    
 
Claro que temos medo! Ou pelo menos os mais sábios tem!
 
Ele é importantíssimo e muito saudável, se bem utilizado como aliado e não como um inimigo.
 
a coragem não é ausencia de medo é o triunfo sobre ele
 
No livro a Guerra dos Tronos encontrei um diálogo que cabe perfeitamente no assunto. Um pai afirma ao seu filho que não existe coragem quando não existe o medo, com a clara intenção de orientar que o medo não torna a pessoa mais frágil e que coragem jamais irá significar ausência do medo, mas sim a capacidade de verificar, servir-se dele ou dispensá-lo, mas a historinha não termina aí e prossegue com a reflexão que pode-se temer tudo de quem não tem nada a temer.
 

Tal diálogo serve para todos os praticantes de esportes de ação, como o voo livre. Devemos compreender que o medo demais é perigoso tanto quanto o medo de menos. E esse medo é pessoal, pois os perigos revelados para você são diferentes dos perigos revelados para mim, porque simplesmente nossos limites, habilidades, gostos e personalidades são distintas. 

O grande triunfo ou a grande sacada, dependendo do seu objetivo, é a sabedoria de ouvir com atenção equilibrada o que nossos medos estão alertando, um para não se render a covardia, pois essa é submissa demais aos medos; e pode paralisar em um momento inoportuno, mas também não se tornar um temerário despreocupado com os perigos, que levanta a bandeira do "Ei medo, eu não te escuto mais, você não me leva a nada". Não precisamos dizer que normalmente são sempre os imprudentes que entram de cabeça, sem antes analisarem a profundidade do lago.

A coragem e ousadia somente serão virtuosas e inspirar admiração e respeito se houver prudência, é ela que irá aconselhar o que é necessário enfrentar e o que é preciso evitar, é ela que te ensina a ter paciência, ser intelectual, lúcido, o que preserva a vida, enfrenta os medos evitando os perigos e consequências tanto quanto possamos prevê-las. Não quer dizer que em todas as escolhas ela impeça o risco e evite o perigo, mas sim, é ela que irá questionar; Por quais meios? Com quais precauções? Estou preparado?

A prudência decide e a coragem prove!

Lembre-se sempre que coragem com prudência inspira respeito, coragem sem prudência é uma cega loucura insana, que inspira o desprezo e nada tem haver com virtude. Perceba os abismos entre coragem, temeridade, covardia, imprudência e negligência.

"Enfrente seus medos de maneira sábia, até porque ele se mostrará a cada nova decisão, a cada nova mudança e situação. Crescer não é abandonar os medos e levantar as bandeiras do "Vai com medo mesmo", mas sim nos tornar mais íntimos deles, para que possamos superá-los e possamos ser heróis da nossa própria história." 

Bons, longos e seguros voos!

Confira outros artigos clicando na imagem!

o medo da queda não pode ser maior que a coragem de voar

 

Veja mais: