Entenda a ciência do voo com bom humor! 🤔
Exibir no navegador
Primavera Vento Norte Paraglider

Se você prefere absorver o conteúdo de forma auditiva ao invés de leitura, clique aqui para acessar nossos podcasts, onde os textos enviados por e-mail são narrados para você.

Você já se perguntou como é possível que um pedaço de tecido consiga voar?

Ou por que os besouros não dominaram os céus? 🤔

 

Olhar o entorno e fazer perguntas para encontrar as respostas é uma habilidade valiosa dos curiosos, diria até mesmo que dos gênios, em especial do Leonardo Da Vinci. O homem considerado mais avidamente curioso que a história conhece.

 

Leo andava com um caderninho no bolso e fazia anotações das mais diversas possíveis. Uma que eu acho super curiosa é o como ele escrevia: “Investigue a língua do papagaio.”👅

 

Sim, ele não escrevia como a maioria de nós escreveria: comprar, fazer, estudar, ligar. E sim: compre, investigue, estude, pergunte ao fulano o que ele acha sobre o azul do céu (de verdade mesmo, foi ele que desvendou o porque o céu é azul com essa anotação), descubra de onde vem a água do cume da montanha,  VOE!

 

Sim, VOAR. Esse era um dos sonhos de Leo.

 

E se você achou que eu escrevi “investigue a língua do papagaio” aleatoriamente, está enganado. Ele escreveu isso mesmo e aquelas outras, e muitas, muitas e muitas outras. Como disse, ele era o homem mais avidamente curioso da história da humanidade, e conseguia fazer conexões preciosas entre coisas tão diversas quanto um redemoinho na água e uma válvula do coração e desvendar o seu funcionamento para toda a humanidade, pois é, Leo não era só Monalisa, era um apanhado de habilidades incríveis advindas da sua intensa curiosidade, capacidade de observação e amor pela natureza.

 

Algumas pessoas acreditam que Da Vinci de fato chegou a voar, isso em virtude do que ele escreveu em um dos seus afortunados e bilionários cadernos que resistiram aos 500 anos para contar história.

leonardo da vinci

"Uma vez provado o voo no homem, ele vagará pela terra olhando para o céu, pois lá estiveste e para lá queres voltar. Descobriu o porquê os pássaros cantam.”

Leonardo Da Vinci

 

No mundo fascinante do parapente, a teoria e a prática se encontram de forma surpreendente, ou seja, faça perguntas, observe a natureza, investigue porque a nuvem é assim ou assada e tudo mais que te provocar.

 

E para te preparar para essa aventura de observar e perguntar, vamos começar com uma dose de bom humor e conhecimento, quem sabe não acendemos em você a genialidade do Da Vinci em fazer perguntas, conectar conhecimentos e sonhar em levantar voos e de fato VOAR.😉

 

Isaias Malta da Cunha nos leva a uma jornada divertida pela aerodinâmica, mostrando que, assim como na vida, nem tudo é o que parece. Prepare-se para rir um pouquinho! 🪂

 

Ah, e agiliza por aí a sua matrícula no curso, porque segunda-feira iniciam as aulas teóricas do curso de parapente. Lembre-se: ainda há tempo para colocar em prática seus planos para 2024 e aproveitar as estações mais animadas, primavera e verão, de uma maneira completamente nova.

 

Boa leitura,

Tripulação Vento Norte Paraglider

Viemos ao mundo para transformar a nós mesmos

Voltemos a questão do besouro lá do início. Essa é a questão que Isaias Malta escreveu.

 

Existem inúmeras teorias que explicam o funcionamento de um aerofólio. A confusão das teorias chega a tal ponto que alguém pode até não acreditar mais que alguma coisa voe.

 

Teoria: Aerodinamicamente falando, o besouro não voa.

 

Prática: Sabe-se que, para superar este pequeno impecilho aerodinâmico, o besouro depende totalmente do voo propulsionado, ou seja, seu L/D é menor do que 1. Sem motor, cai feito pedra. Vamos convir que o voo de um besouro é um tanto descontrolado. Besouro nunca pousa, ele simplesmente desliga as asas e... cai, nem sempre onde quer.

____________________________

 

Teoria: Aerodinamicamente, o formato do porco não voa.

 

Prática: Os porcos não voam realmente, e todas as tentativas de se fazerem aeromodelos com formato suíno se espatifaram. Num festival de aeromodelos bizarros que acontece todos os anos na Inglaterra, isto já foi tentado sem sucesso, apesar de inúmeras outras formas terem voado, desde eletrodomésticos a animais diversos.

__________________________

 

Teoria: Aerodinamicamente, o formato de um parapente é um "pano de chão". Para a maioria dos pilotos de asa delta, parapente é um pano de chão. Segundo as sagradas equações da aerodinâmica, panos de chão não voam.

 

Prática: Parapente voa apesar de ser um pano de chão. Porém, assim como os besouros padecem de certas limitações, o parapente também traz na sua essência a vulnerabilidade de não possuir rigidez.

________________________________

 

Teoria: Psicologicamente, o piloto de parapente deveria ser um estressado porque voa num pano de chão que aerodinamicamente não deveria voar.

 

Prática: Pilotos de parapente são menos estressados do que outros pilotos. Não dependem de infraestruturas enormes, nem dispendem muito tempo montando e desmontando a asa, não dependem de uma única chance no dia para fazer um voo. Podem se dar ao luxo de "pregar" e subir de novo, "pregar" e subir de novo, "pregar" e subir de novo...

 

Além do mais, o piloto de parapente pode tranquilamente matar o serviço e ir voar durante a semana sem despertar atenções. A bem da verdade, muitos pilotos de parapente carregam sempre a mochila consigo no carro, para não desperdiçar alguma "farofinha" inesperada.

 

Conclusão: Apesar de o parapente ser aparentemente tão "invoável" quanto um porco e ter limitações assim como os besouros, é um trem bom demais!

 

Não sei se Sir Isaac Newton voou; provavelmente o tenha feito, assim como Leonardo da Vinci, mas eles não devem ter voado em algo tão gostoso.

Algo tão simples que cabe em uma mochila, tão pequeno que o chefe não vê numa escapada, tão vibrante que lembra as pipas da infância.

 

Quando um parapentista está se preparando para voar, enquanto ele se entretém com suas linhas e panos, alguém poderia colocar uma placa ali perto com os dizeres: “Não perturbe, adulto ocupado brincando.”

 

Texto de Isaias Malta da Cunha.

Pronto para voar mais alto? 

 

As aulas teóricas do curso de parapente começam na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. 🗓️

 

Ainda não se matriculou? 😱

 

Venha nos visitar nesta sexta-feira e conheça nossa estrutura, converse com nossos instrutores e tire todas as suas dúvidas. Agende a sua visita.🤝

 

Esperamos você para juntos levantarmos voos, assim como o grande Leonardo da Vinci! 🪂

    Quero me matricular agora! ⬅️

    Se você ainda não segue a nossa escola no Instagram, aproveite para clicar no ícone da rede social e ser direcionado diretamente para o nosso perfil. Além disso, ao clicar no ícone do WhatsApp, você poderá iniciar uma conversa direta com um de nossos instrutores, facilitando o acesso a informações e tirando suas dúvidas de forma rápida e prática.

     

    Que seus voos sejam cheios de coragem, alegria, leveza, descobertas e diversão!

     

    Saudações Aladas,

    Tripulação Vento Norte Paraglider

    WhatsApp
    Instagram
    Pinterest
    Coluna Altitudes

    Enviado para:

     

    Copyright (C) 2024 Vento Norte Paraglider, com todos os direitos e (esquerdos) reservados (e licenciados).

     

    Para receber nossos e-mails em sua caixa de entrada principal, salve os nossos e-mails em sua lista de contatos. 

    • faleconosco@voeventonorte.com.br
    • contato@voeventonorte.com.br

    Você recebeu esse e-mail porque entrou em contato com algum canal de comunicação da Vento Norte Paraglider tais como: site, blog, artigos, eventos, expedições, loja, redes sociais, cursos entre outros.

     

    Nossa Política de Privacidade, disponível em nosso site, explica como coletamos, armazenamos e usamos as informações fornecidas por você. Caso não deseje mais ser comunicado através de e-mail, basta clicar no link disponível no rodapé deste e-mail e, imediatamente, seu endereço de correio eletrônico será removido da nossa lista de contatos, impedindo que você receba novas comunicações nossas por e-mail, e você não poderá se inscrever novamente em nossos sistemas, eventos, cursos e promoções utilizando esse endereço eletrônico.

    Vento Norte Paraglider, Rua Leonardo Pianowski, 676, Curitiba, Paraná 81150330, Brasil, 41 3068-6675

    Cancelar assinatura Gerenciar preferências