O Processo de Aprendizado de Parapente

Curso de Parapente Vento Norte Paraglider Treino de Solo das aulas práticas do curso
  • Outubro 23, 2024

O que você precisa saber sobre o aprender a voar de parapente!

Aprender a voar de parapente é uma jornada emocionante e desafiadora que exige tempo, dedicação e comprometimento. Muitas vezes, é necessário desmistificar a ideia de que esse processo é rápido.

Primeiros Passos: O Que Esperar no Início

A experiência de aprender a voar de parapente é transformadora, repleta de desafios e descobertas. Como em qualquer habilidade que realmente vale a pena, esse aprendizado demanda envolvimento e o resultado é superações de limites constantes, novas paisagens, novas descobertas, construção da autoestima e por consequência da confiança e infinitas autodescobertas.

aprender_a_voar

Aqui, valorizamos nossa filosofia: não buscamos atalhos ou soluções fáceis. A vida não distribui talento sem propósito. O verdadeiro crescimento emerge da jornada. Vale a pena lembrar da máxima:

Aquilo que não te desafia, não te transforma!

Mais do que um esporte, o parapente é uma experiência completa no desenvolvimento de técnica, conhecimento, sabedoria e maturidade — elementos essenciais para segurança e controle emocional, adquiridos com tempo e prática. Ao contrário de atividades que podem ser aprendidas rapidamente, o voo livre é um mergulho profundo de diversos fatores e as recompensas são inestimáveis — tanto no ar quanto nas amizades e perspectivas que você ganha ao longo do caminho.

Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo.– Nietzsche

controle de solo parapente

Por Que o Sucesso no Parapente Depende de Treino e Perseverança

Dominar o parapente não acontece do dia para a noite. A prática regular desenvolve a confiança e as habilidades necessárias para voar com sabedoria. Controlar um equipamento de voo é uma habilidade adquirida progressivamente, com cada aula prática apresentando novos desafios. Cada piloto tem seu próprio ritmo de aprendizado.

Os treinamentos e aulas práticas iniciam em terrenos planos e plano inclinados, de forma que o aluno desenvolva as habilidades com tranquilidade, calma, construindo a sua intimidade com o novo esporte e isso inclui a intimidade com a altura, que é progressiva. Aula a aula é que o terreno vai aumentando de altura.

É como aprender a tocar um instrumento ou se tornar fluente em uma língua estrangeira: cada hora investida é um passo mais próximo de atingir um nível onde as asas se abrem com fluidez. 

"As grandes construções começam sempre com alicerces profundos." – Provérbio chinês

O alicerce da nossa escola, ou a fundação de nossos pilotos, são profundos e construídos com muito treino e estudo.

"Não se pode construir um grande edifício sobre uma fundação fraca. O mesmo acontece com os sonhos."

No parapente, o equilíbrio entre teoria e prática é vital. Enquanto as aulas teóricas abordam temas como meteorologia e segurança no tráfego aéreo, as aulas práticas oferecem a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o voo autônomo. Todos esses momentos vividos nas aulas são especiais, únicos e divertidos e acredite, tudo isso daqui uns anos se transformam em lembranças felizes, leves, divertidas e alegres.

O Caminho do piloto em formação

O aluno inicia como piloto em formação, e durante o curso aprenderá a controlar o parapente, ler o vento, identificar riscos e tomar decisões seguras. Esse conhecimento é a base sólida que irá permitir que ao voar sozinho, esteja preparado para lidar com diversas situações que o ambiente pode apresentar.

curso de parapente aulas práticas

A prática eleva a perfeição.

Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.

Cultive a sua sorte, treine!

Sabemos um bom planejamento é essencial para garantir a qualidade de um curso.
 
A fase 01 do curso conta com diferentes exercícios técnicos, que juntos criam condições de aprendizado para o novo aluno de forma a criar os alicerces da segurança ativa em voo.
 
Você deverá cumprir exercícios de solo a fim a desenvolver a habilidade de controlar a vela no momento da inflagem.
 
Alguns exercícios como slalom, corridas e especialmente a ênfase na postura devem ser praticados para que você tenha condições de controlar a vela com perfeição durante a inflagem, evitando uma decolagem desastrosa. Os treinos de decolagem de um morrote com desnível de uns 20 metros vai servir para assimilar o processo de decolagem e pouso. Prepare-se para executar estes exercícios de solo e morrote exaustivamente, até a proximidade da perfeição. Você deve ser muito crítico nesta hora e exigir uma ênfase completa na execução dos exercícios de controle de solo. Eles são garantia da qualidade de pilotagem e são mantidos durante toda vida do piloto.
 
Ao fim deste módulo você executará os voos de rampas de até 50 metros, pegando gradativamente a familiaridade com a altura.
 

Ao todo, são 27 exercícios práticos que os pilotos precisam dominar, envolvendo controle de solo, domínio do equipamento e técnicas de pilotagem. Quanto maior a frequência, medida em horas de treino ou voo — e não apenas em presença física nos locais de prática —, mais "rapidamente" em termo de tempo (dias e meses) essas habilidades são adquiridas.

Quanto tempo leva para se formar piloto de parapente

Mas quanto tempo realmente leva o processo de aprendizado?

aulas praticas do curso de parapente vento norte

Escrevemos, escrevemos e não mencionamos um número, mas imagino que você já percebeu que são horas — HORAS DE TREINO, HORAS DE VOO.

Uma carga horária mínima de 80 horas de prática pode preparar alguns alunos para realizar seus primeiros voos solos de montanha, enquanto outros podem levar até 160 horas. A diferença está em fatores como facilidade motora, entendimento, calma, autoconfiança e, novamente, a frequência.

Um aluno que treina todos os fins de semana terá um progresso maior do que aquele que treina a cada duas semanas. Por exemplo, um pode se tornar piloto Nível I em 6 meses, enquanto o outro pode levar até 1 ano.

Observação: O importante é aprender bem, com técnica e conhecimento, e não rapidamente para voar logo sem auto controle, conhecimento e maturidade.

 

E o tal voo solo?

O primeiro voo solo é um marco importante na jornada de qualquer piloto de parapente, representando a confiança e a competência adquiridas ao longo do curso. No entanto, isso é apenas o início de um novo ciclo de descobertas.

Após o primeiro voo solo, ainda haverá muitos outros, pois o aluno precisa aprimorar novas habilidades no ar, como decolagens em locais movimentados, tráfego aéreo, aproximações conforme os quadrantes de vento e técnicas de pouso adequadas à intensidade do vento, além claro, aprender a lidar com condições climáticas mais desafiadoras, ou seja, com a presença das térmicas.

A fase 02 são os primeiros voos de rampas acima de 200 metros e servirão para você treinar curvas, aproximação e pouso.
São realizados após às 16:00hs ou fora do horário de turbulência, com a presença obrigatória do Instrutor para orientar o pouso até que você tenha habilidade para pousar sem orientação.
 
Não se forma o piloto com um voo, apesar da comemoração do famoso voo de formatura, o primeiro realizado na rampa, serão necessários mais uns 5 a 10 voos monitorados para certificar que o piloto possa realizar seu voo solo, sem acompanhamento do Instrutor.
 
A fim de garantir a compreensão daquilo que se vai executar, o aluno deve ser capaz de planejar e verbalizar as etapas de seu voo ou exercício, assim como o instrutor cobra este "briefing" de você antes de qualquer atividade, seja ela qual for.
 
A fase 03 o piloto irá aprender a sustentar o voo, ou seja, permanecer no ar por mais tempo, ascendências dinâmicas que envolvem sua permanência em voo, assim como o ganho de altura, tráfego aéreo, avaliação acertada do relevo e outras questões.
 

E a teoria?

  • AEROLOGIA: estudos dos ventos e seu uso prático no reconhecimento de rotores e condições de decolagem, voo e pouso.
  • AERODINÂMICA: as reações da vela, vento relativo, deriva, stall, etc. manobras com o parapente, panes e como solucionas as panes.
  • REGULAMENTO DE TRÁFEGO: analisando as restrições de voo local, os espaços aéreos, e regras específicas de voo livre, como prioridades de pouso, ultrapassagens, subidas em térmicas, etc.
  • MATERIAIS: homologação de velas, seletes e suas aplicações, reservas adequados ao peso, equipamentos eletrônicos, equipamentos obrigatórios e conservação e manutenção de todo o material que você usa.
  • METEOROLOGIA: estudo das nuvens e sua aplicação prática ao voo, microclima da sua região, direção geral dos ventos no seu local, rosa dos ventos, etc.
São alguns dos assuntos abordados durante as aproximadamente 70 horas de abordagem teórica.
 
Existem livros nacionais sobre o voo livre abordando estes assuntos, recomendamos que sejam lidos todos eles. (Na Vento Norte você encontra biblioteca e os melhores livros para venda).
 

Mudando de nível Aluno para Piloto

O aluno deixará de ser piloto em formação após cumprir uma série de requisitos, incluindo 20 decolagens e 10 horas de voos solos, tudo registrado eletronicamente por aplicativos do seu celular no perfil de piloto na Confederação Brasileira de Parapente.

Para alcançar a certificação piloto nível I, o aluno deve demonstrar proficiência em diversas habilidades teóricas e práticas, além de estar em dia com as obrigações esportivas. A certificação não é apenas um reconhecimento, mas também uma garantia de que o piloto está preparado para voar de maneira segura e responsável.

Novamente, essas 20 decolagens e 10 horas de voos solos dependem da frequência do aluno. Há alunos que atingem esses requisitos em poucos meses, mas a maioria leva cerca de um (1) ano para completar as 10 horas de voo  — afinal, bem que os pilotos gostariam, mas nem só de voar viver o homem, há compromissos pessoais e de trabalho, e o equilíbrio entre os lazeres.

Exigências para o Piloto:

E por fim, para manter-se regularizado e apto a voar, um piloto de parapente no Brasil deve cumprir uma série de exigências formais e regulamentares. São elas:

  • Aprovação na prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil);
  • Aprovação na prova teórica da CBVL (Confederação Brasileira de Voo Livre);
  • Aprovação na prova prática da CBVL;
  • Aprovação no curso de parapente;
  • Estar em dia com a CBVL;
  • Estar em dia com a Federação Esportiva;
  • Estar em dia com o clube de voo ao qual está associado;
  • Regularização do uso do rádio, com COER (Certificado de Operador de Estação de Rádio) e a Licença de Estação.

Dicas de Como Manter a Dedicação

Sabemos que, como em qualquer processo de aprendizado prolongado, a dedicação pode flutuar. Para ajudar você a manter o entusiasmo ao longo da sua jornada, aqui estão algumas dicas práticas:

  • Estabeleça pequenos objetivos: Ao inserir pequenas metas você terá pequenas vitórias ao longo do caminho, o que manterá a motivação em alta.  Cada conquista, por mais simples que pareça, aumenta a sua motivação e mantém o foco no progresso. Inclusive, recomendo a leitura do e-mail "Valorizar as Pequenas Conquistas", onde abordamos essa filosofia aplicada ao curso. Se quiser receber, basta comentar que enviaremos para você. Essa dica também é útil para pilotos que se sentem estagnados e não conseguem avançar para voos mais longos.
  • Pratique regularmente: A constância é o segredo. Mesmo que seja por menos tempo, o importante é praticar toda semana. Se não puder fazer as aulas completas de manhã e tarde, participe pelo menos de um turno, como a manhã. E se perder uma semana, compense na próxima participando do dia inteiro, garantindo que seu progresso continue no ritmo certo.
  • Conecte-se com outros alunos: A convivência com outros alunos e pilotos é uma poderosa fonte de motivação. Trocar experiências, desafios e sucessos mantém o entusiasmo e reforça o compromisso com o esporte. Como diz o ditado: “É junto dos bons que a gente fica melhor.
  • Lembre-se do seu objetivo final: A sensação de liberdade ao voar e a satisfação de controlar o parapente no ar são lembretes constantes de por que você começou essa jornada. Sempre visualize o prazer do voo como seu norte.
  • Não leve tudo tão a sério. Embora a prática exija seriedade, isso não significa que você precise ser o melhor de todos. Priorize a segurança e o aprendizado contínuo, mas faça isso de forma leve e prazerosa. Se não está dominando uma decolagem cobra, por exemplo, seja paciente consigo mesmo e divirta-se durante o processo. O treinamento também é uma atividade física, e pode ser muito divertido melhorar suas habilidades.
  • Não se Compare: Cada piloto tem o seu ritmo de aprendizado, suas dificuldades e suas conquistas. Comparar seu progresso com o de outros pode gerar frustração desnecessária. Lembre-se de que o que importa é o seu crescimento pessoal, e que cada voo bem-sucedido é um reflexo do seu esforço e dedicação. Fique focado em suas próprias vitórias, e o progresso será natural.
  • Ninguém Está Observando Tão de Perto Quanto Você Pensa: Pode ser um choque ou um alívio, mas ninguém está reparando tanto assim em como você se sai. Uma grande amiga costuma dizer: “Nem nossa avó está prestando atenção no que fazemos”. O que importa é o seu progresso pessoal, não a opinião dos outros. O foco é sua segurança e o desenvolvimento das suas habilidades. No voo livre, o que realmente chama atenção são os que não treinam – por preguiça ou excesso de confiança – e acabam cometendo erros. Já quem se dedica no solo é visto como comprometido, determinado e responsável. Simples assim.

No fim das contas é uma história de Superação

O curso de parapente exige tempo, dedicação e compromisso, mas os resultados são simplesmente incríveis. Aprender a voar vai além de adquirir uma nova habilidade – é uma verdadeira transformação pessoal. Você não apenas descobre uma nova perspectiva do mundo lá de cima, mas também conquista a si mesmo, superando medos, desafios e se tornando um piloto cada vez mais preparado e confiante. Com o apoio da nossa escola, que coloca sua segurança e progresso em primeiro lugar, você pode aproveitar essa jornada ao máximo e alcançar novos horizontes.

E, se você chegou até aqui, é porque merece um lembrete especial. Abaixo, você encontrará um texto com uma mensagem de nossa querida Vento Nortenha, que atualmente está aprendendo a velejar de kite. O que ela está vivenciando no kite vale tanto para o voo livre quanto para a vida. Aproveite esse lembrete de que, assim como nos esportes, aprender é um processo contínuo, cheio de desafios, mas também de recompensas.


Querer muito 01 (1)Tem que querer.

Tem que querer muito viver os seus sonhos.

Você vai cair, vai cansar, vai passar perrengue e vai se machucar muitas vezes.

Da trabalho e não dá para pular etapas, mesmo nem todas elas sendo maneiras.

Tem que tentar, se arriscar. 

Quem não tenta não consegue nunca.

Nada é tão fácil para você como parece ser para os outros.

Tem que ter dedicação, treino, horas, disciplina, consciência e constância.

Não dá para se comparar, você não sabe qual a condição do outro.

Não pode desistir só porque esta ficando difícil. 

Precisa contar com a ajuda dos outros, e precisa ajudar os outros também.

Estar com os amigos em volta é muito mais divertido e emocionante, mas é sozinho que se desenvolve.

Tem que saber para onde quer ir, e mirar nessa direção.

Se cair, levanta para não perder tempo e o lugar onde já chegou.

Saber que dias ruins fazem parte, e fazem o dia seguinte ser melhor.

Saber a hora de sair da água, porque no dia seguinte tem mais e você precisa dar o seu melhor, tudo de novo.

Não pode ter medo de voar alto,

Banca o salto e aproveita a vista.

Solte, parar de forçar a barra às vezes é uma boa ideia.

Muita confiança te faz cair.

Pouca também.

Você sempre tem algo a aprender e a melhorar.

Quando você está cansado, é importante descansar.

Precisa ter calma.

Nem todos os dias vão ter condições perfeitas, e você precisa saber lidar com cada uma delas para não se frustrar.

Não é em todos os mares que se pode entrar. Nem todos os ventos são bons para você. 

Precisa saber qual enfrentar.

Não passar protetor solar causa bolhas no lábio e queimaduras na pele.

Tem que estar disposto a mudar de rota.

Roupa confortável é a melhor opção.

Agir no timing certo é importante, depois que passou não tem como corrigir.

Isso não é só um texto sobre velejar de kite surf. É um lembrete para mim mesma, e para você se precisar.

Mariana Pacheco.

E por fim, fica a nossa mensagem para você.

Que nunca te falte coragem para voar.

 

Blog Post

Outros Artigos

Você também pode gostar desses conteúdos.

A Arte de Voar: Uma expressão da alma humana.

Setembro 27, 2024
Do céu às telas: a jornada de Nana Araújo, nossa nova colunista. Ouso resumir, brincando, claro, nossa primeira alada...

Sob o céu do Atacama

Outubro 4, 2024
Uma viagem de corpo e alma. A intensa aridez do Grande Norte Chileno é uma face cruel da natureza inóspita e que faz do...
Curso de Parapente

Aprenda a Voar Conosco

Agende uma visita e descubra por que somos a escolha ideal para quem quer aprender a voar com segurança e excelência.