Compromisso com a segurança

  • Março 24, 2025

Gerenciamento de Riscos do Esporte Parapente

Diferente dos aviões, aqui não há pane mecânica, falta de combustível ou falhas elétricas. O verdadeiro motor do parapente é o vento, e o piloto tem o poder de tornar essa aventura segura e inesquecível através de comportamentos que minimizem os riscos do esporte. 

 

"A verdadeira vocação dos pilotos de parapente, aqueles que sabem ser prudentes, é alcançar um elevado nível de conhecimento técnico e desfrutar das emoções do voo sem buscar perigos desnecessários. Ser responsáveis e usar técnicas, conhecimento e experiência para aprender a cada voo, respeitando o ar, sem superestimar as capacidades e as dos equipamentos, e sem subestimar a importância das condições meteorológicas.

O piloto deve ser humilde ao reconhecer suas limitações, mas também curioso para nunca deixar de investigar e evoluir. Uma vez em terra, deve ler tudo o que puder e perguntar tudo o que quiser, pois quanto mais descobre sobre o esporte, mais longe pode ir."

Mário Arqué

 

Reunimos alguns pontos de reflexão para maximizar a sua segurança, evolução técnica e aumentar a sua satisfação na aventura humana de voar livre!

 

 O voo livre levado a sério, se torna uma brincadeira. O voo livre levado na brincadeira, se torna uma coisa séria.

 

MANDAMENTOS DE SEGURANÇA

  • Pense e atue sempre com segurança;
  • Obedeça os regulamentos e as regras, elas existem para protegê-lo;
  • Conheça o modo mais seguro de realizar a sua tarefa, antes de começar a iniciá-la;
  • Inspecione equipamentos quanto às condições de segurança antes de iniciar qualquer atividade com eles;
  • Opere somente os equipamentos que já possui intimidade;
  • Utilize roupas e equipamentos de segurança;
  • Avise seu superior logo que constatar procedimentos ou condições de perigo;
  • Comunique os incidentes e acidentes, não os oculte por ego;
  • Apoie programas de segurança;
  • Proceda sempre adequadamente, evite brincadeiras em momentos impróprios (check list por exemplo). 
Seu melhor equipamento de segurança está a 20 centímetros acima dos seus ombros!

 

01) Formação de Qualidade

Antes de dar os primeiros passos, é fundamental buscar uma escola de voo livre reconhecida, com instrutores experientes, apaixonados por ensinar, e estrutura de qualidade. Pesquise sobre as certificações da escola, depoimentos de alunos e metodologia de ensino. Uma formação sólida é a base para uma consciência mais apurada do mundo do ar. A prevenção de acidentes provém, primeiro, do aprendizado correto. Uma boa escola transforma a aprendizagem em uma jornada prazerosa e segura.

Aqui na Vento Norte Paraglider, os cursos são liderados pelo experiente e referenciado instrutor Márcio A. Lichtnow, responsável pela formação de centenas de pilotos, alguns destaques nacionais, e atualmente, um grande destaque internacional, Gabriel Jansen.

Mensagem ABP: Antes de mais nada, seu Instrutor/Escola deve obrigatoriamente ser homologado.
Essa é a garantia de que ele preenche uma série de requisitos previstos na Norma Regulamentar da entidade que o torna um profissional bem qualificado, com conhecimentos técnicos e práticos suficientes para lhe ensinar com segurança. A seleção de um Instrutor é rigorosa. A ABP quer os melhores instrutores, não basta ser apenas bom. Buscamos a excelência na atividade de instrução e atuamos efetivamente para isso.
Toda essa preocupação é para que tenhamos pilotos bem formados tecnicamente e moralmente. O nível de risco de nosso esporte não permite que apenas o conhecimento técnico baste para termos pilotos seguros, temos de assegurar a qualidade da formação no aspecto da autopreservação e responsabilidade.
 
 

02) Participe Ativamente do Seu Aprendizado

Uma escola dedicada vai te oferecer o mundo, mas a sua dedicação é que vai solidificar essa base incrível e isso deve prevalecer em toda a sua vida como piloto.

Ser um aprendiz ativo desde o início. Ser humilde nessa trajetória. Disposto a aprender a cada passo da jornada da vida. Estar presente nas aulas, tirar dúvidas, praticar com dedicação, ter frequência nos treinos de solo, ter frequência nas aulas teóricas, estudar, ler, ser curioso, manter os check-list de segurança, inscrever-se em cursos, palestras, eventos e participar de debates  faz toda a diferença na sua evolução como piloto, aprimora sua técnica e conhecimento, permitindo voar mais longe e com mais segurança. Quanto mais você participa, mais você se engaja com o esporte.

Quanto mais eu treino mais sorte eu tenho.

Quanto maior a sua ausência, maior o seu sentimento de frustração, e consequentemente, menor a sua evolução esportiva, que por fim resultam em desmotivação para seguir o seu sonho de voar livre. Cuide do seu lazer, arrume tempo para ele, não apenas para evoluir no esporte, mas principalmente para manter a segurança da prática.

A prática constante fortalece sua confiança, aumenta o seu repertório e habilidade.

Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito - Aristóteles

Tenha em mente a paciência e o acúmulo de experiência de forma gradativa, não pulando etapas, não pegando atalhos. Aprender bem e com técnica é mais importante do que aprender rapidamente. Absorver cada lição de forma a buscar a maturidade esportiva com a consciência de que sempre há algo novo a se aprender.

É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas. Então, a vitória é sua. Ela não pode ser tirada de você, nem por anjos nem por demônios, céu ou inferno. - Buda

A aprendizagem contínua é essencial para um piloto bem-sucedido. Quanto mais conhecimento você tiver, mais confiante e preparado estará para novos desafios.

"Saber o que é certo e não fazê-lo é falta de coragem." -Confúcio

 

03) Respeito a Meteorologia e os Locais de Voo

Saber interpretar as condições atmosféricas é essencial para um voo seguro. Compreender a meteorologia é uma forma de aprender a respeitar o clima, conectar-se com a natureza e até mesmo protegê-la. Aprenda a considerar os padrões climáticos, a formação de nuvens e as variações do vento. Os pilotos que sabem observar e interpretar a meteorologia constroem constantemente um repertório intelectual mais apurado e, consequentemente, tomam decisões mais seguras e assertivas para o sucesso do voo.

Entender a dinâmica de cada local de voo, aliado ao respeito às condições climáticas e ao cumprimento das normas locais, faz com que os riscos sejam minimizados e garantem a boa prática do desporto.

Habilidade sem responsabilidade é um risco constante para todos.

 

04) Respeite Seus Limites e o Nível de Pilotagem

Cada piloto deve voar dentro de suas capacidades e experiência, evitando condições climáticas adversas ou desafios acima do seu nível e respeitando os próprios limites. O segredo para evoluir no esporte está na progressão consciente e segura. Isso exige, também, uma consciência apurada de si mesmo – um verdadeiro exercício diário de humildade.

Conhecer os próprios limites, manter a calma e aprimorar as habilidades com responsabilidade são aspectos fundamentais para um voo seguro e prazeroso.

O autoconhecimento é a chave para a evolução contínua. Poucos esportes de lazer possuem tanto potencial quanto o parapente para nos elevarmos como indivíduos. Aproveite essa atividade transformadora, que tem o poder de mudar vidas.

É essencial saber que nosso estado emocional e até mesmo nossa personalidade podem influenciar a pilotagem. Sempre que formos voar, seja antes de tudo, pelo prazer e pela alegria da experiência. Só depois devemos pensar em metas, registros, troféus, status, fotos, vídeos ou manobras.

Saber quando voar e quando recuar é uma das marcas dos grandes pilotos. A prudência, aliada ao conhecimento e à experiência, garante voos mais longos, seguros e extremamente gratificantes.

Você NUNCA deverá voar sem a presença de seu Instrutor enquanto estiver na condição de Aluno em Instrução, sob pena de ser desligado do Curso por conduta de risco, já que você ainda não adquiriu condições de avaliar todos os fatores que atentam quanto a sua segurança e de terceiros.
 
Você deverá dedicar-se evitando faltas desnecessárias e apresentar-se nos treinamentos sempre descansado e sem influências de quaisquer substâncias que prejudiquem seus reflexos, sua capacidade de compreensão e julgamento. 
 

"A vida é longa, se você souber usá-la." - Sêneca

 

05) Utilize Equipamentos de Qualidade

Use equipamentos de qualidade, adequados ao seu perfil e experiência, provenientes de fontes confiáveis. Mesmo que o parapente seja bonito, ele pode estar desgastado e comprometido pelo tempo de uso. Equipamentos devem ser verificados periodicamente e indicados por especialistas da escola. Não compre parapentes usados sem a devida avaliação técnica. 

O Instrutor tem condições de lhe orientar na aquisição de seu primeiro equipamento, que deve ser uma vela que tenha a classificação EN A ou EN B low, com tamanho adequado ao seu peso, nem maior, nem menor. Uma selete também adequada para o seu biotipo, reserva de acordo com o seu peso, capacete e rádio, completam o equipamento básico.
Este equipamento inicial deverá ser usado por no mínimo de 2 a 3 anos ou após 100 a 200 horas de voo, quando o piloto, se desejar pode trocar a vela por um nível acima, ou seja, a EN B hot. Lembre-se que o equipamento deve ser revisado constantemente para evitar colapsos estruturais e manter os padrões de homologação do fabricante.
 

Encontramos esse trecho de uma entrevista com o médico da Federação Francesa de Voo Livre, que transcrevemos para reflexão sobre segurança no esporte estar relacionada a pressa com a evolução e troca de equipamentos.

Qual a conclusão doutor?

A gente conhece o paradoxo do parapente. Simples na aparência. De uma parte há a vontade dos pilotos de voar rápido e em segurança. E de outra a necessidade que os profissionais tem de vender rapidamente a formação de alunos e troca de equipamentos. Seria correto tudo isso ser mais lentamente, manter os alunos por muito mais tempo nas escolas, não deixá-los sozinhos na natureza, ainda tão pouco amados. Muita gente se desencoraja a voar porque foi vendido uma ilusão de simplicidade e rapidez e até mesmo um equipamento com maior performance. Seria ótimo que todos pudessem voar durante dois anos ou até mais com um velame categoria iniciante, depois com um intermediário calmo, antes de darem o passo para parapentes com maior performance. Todos os anos a federação francesa conta com 10 mil novos licenciados. Perde mais da metade no caminho. (desistências). Eles querem ir rápido. Calma!

 

06) Tráfego Aéreo

É obrigação de todo piloto, antes de voar, conhecer as regras locais e o espaço aéreo local, e especialmente, respeitar cada uma delas.

 

A segurança é uma escolha. Cada piloto tem a oportunidade de fazê-la, sendo determinada pelas decisões que toma. Não pela habilidade, experiência e conhecimento, mas sim pelo quanto o piloto entende as limitações que esses quesitos colocam para o seu próprio voo. Autoconhecimento.

Voe livre, voe longe, voe sempre!  (Beto Schmidt)

 

E falando em melhores práticas, nada mais é que assumir um

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA

Texto de Luiz Pasquale

É uma resolução firme que o piloto toma, de não se deixar envolver por situações perigosas, de não assumir riscos sob pretexto algum.

Um compromisso com a segurança é feito pelo piloto, por causa do amor que ele tem à vida, porque o piloto vê que não tem sentido, não vale a pena colocar sua preciosa e única vida em risco.

Isso não significa que o piloto não vai voar, mas pode significar que, muitas vezes, ele tenha que deixar de fazê-lo (EX : Condição climática acima do seu nível de pilotagem); sempre virão outros dias e mais dias perfeitos para o voo surgirão.

Um compromisso com a segurança surge quando o piloto reconhece que voar é sempre potencialmente perigoso. Perigoso, pois nunca conseguimos impedir uma enorme força de nos puxar: a força da gravidade.

Isaac Newton sobreviveu ao seu célebre encontro com a força da gravidade por dois motivos: a maçã era pequena e a árvore não era muito alta…

Nós somos grandes e voamos muito alto.

Então precisamos de muito cuidado e de um compromisso com a segurança.

Ao assumirmos um compromisso com a segurança, só uma ferramenta irá nos ajudar: nosso julgamento.

Nosso julgamento é o que nos fará reconhecer uma situação de perigo e evitá-la se tivermos assumido o compromisso.

Precisamos desenvolver um julgamento rápido e acurado, se desejamos voar com segurança. Nosso julgamento deve estar sempre alerta.

O julgamento não pode ser emprestado, ele tem que ser uma voz do próprio piloto e necessita de todo o conhecimento possível para ser preciso.

Tem que ser rápido, pois muitas situações exigem resposta rápida: às vezes instantânea. Acima de tudo, o julgamento do piloto não pode nunca deixar de analisar a condição do começo ao fim, e de notar as mudanças que estão ocorrendo a cada instante, para assim agir antes que seja tarde demais; para assim agir antes de se colocar em risco, evitando-o.

Um compromisso com a segurança envolve sempre reconhecer o perigo e evitá-lo imediatamente enquanto é possível escolher.

Um compromisso com a segurança envolve checar todos os itens possíveis, até que se assuma total responsabilidade por tudo o que ocorrer durante um voo; verificar tudo de tal maneira que o piloto que assim procede jamais possa dizer que não sabia, ou não pensou ou achou que não iria acontecer, etc, etc, etc.

Um compromisso com a segurança envolve ser responsável por tudo.
Um compromisso com a segurança envolve um julgamento desenvolvido.
Um compromisso com a segurança envolve a firme decisão de não se colocar em situação de risco.

 

😎

E por fim, como escola, repetimos, para um julgamento apurado, necessitamos de conhecimento, treino, estudo, maturidade e muito autoconhecimento para não se colocar em riscos desnecessários. Trabalhe nessas recomendações e divirta-se muito nessa jornada fantástica do voo livre com o compromisso com a sua segurança.

Lembre-se: Quem falha primeiro é a mente.

 

✍️Artigos Relacionados a APRENDER A VOAR😏

 

Blog Post

Outros Artigos

Se você gostou deste mergulho em novas ideias e descobertas, não pare por aqui! Nosso blog está repleto de conteúdos que vão inspirar, desafiar e enriquecer sua jornada. Cada publicação é uma nova aventura, uma oportunidade de expandir horizontes e explorar o desconhecido. Então, que tal continuar essa viagem? Clique, leia, e deixe-se levar por histórias e insights que podem transformar sua maneira de ver o mundo. Estamos ansiosos para compartilhar mais com você!

O Processo de Aprendizado de Parapente

Outubro 23, 2024
O que você precisa saber sobre o aprender a voar de parapente! Aprender a voar de parapente é uma jornada emocionante e...

A Arte de Voar: Uma expressão da alma humana.

Setembro 27, 2024
Do céu às telas: a jornada de Nana Araújo, nossa nova colunista. Ouso resumir, brincando, claro, nossa primeira alada...

A Magia do Natal: Reflexões Inspiradas em Charles Dickens

Dezembro 24, 2024
Um homem nunca sabe do que é capaz até que o tenta fazer. - Charles Dickens O frenesi do fim de ano, com suas luzes...
USE AS SUAS ASAS AGORA

É MAIS TARDE DO QUE ESTA PENSANDO.

Pronto para elevar sua paixão pelo voo livre ao próximo nível? Lembre-se, a segurança é a base de toda grande aventura. Invista tempo em aprender, treinar e respeitar os limites do esporte. Junte-se a nós e descubra como a preparação cuidadosa pode transformar cada voo em uma experiência inesquecível. Clique aqui para explorar mais dicas e recursos sobre segurança no voo livre e voe com confiança!